Histórico

Do ponto de vista histórico a formação do Município de Campo Largo data do final do século XVI, mas é por volta do fim do século XIX e durante o século XX que seu desenvolvimento urbano se torna mais intensificado, consequência da implantação de importantes vias de ligação do município, a estrada do Mato Grosso, a Estrada do Cerne e a Rodovia do Café.

Um dos resultados dessa implantação foi o estímulo ao surgimento de loteamentos e a consolidação da ocupação ao longo dessas vias. Com destaque nas regiões de Ferraria, Bateias, e com a implantação da Rodovia do Café a região do bairro Ouro Verde - onde hoje é a extensão do núcleo central da cidade.

Pensando em organizar a ocupação e o crescimento urbano da cidade, em 1978 a Prefeitura de Campo Largo já efetiva ações de Planejamento Urbano com a aprovação da Consolidação das Leis Urbanas do Município, que orienta o uso e ocupação do solo. Com a aprovação do Estatuto da Cidade em 2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, fica definido que o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano é o Plano Diretor.

Nesse contexto o Plano Diretor do Município de Campo Largo é aprovado em 2005 consolidando esse processo de planejamento, buscando a articulação das demandas urbanas com as condicionantes físicas e ambientais do território.